sábado, 5 de março de 2016

Carburador Solex B30 ZIC - Ford Anglia 105e e Preflect 107E

O Carburador Solex B30 ZIC foi utilizado no Ford Anglia (antecessor do Escort) e no Preflect, carros fabricados na Europa.
Carburador Solex B 30 ZIC

Lista das principais peças

02 - Tampa do Carburador
04 - Válvula de combustível
07 - Gicle de Ar
09 - Tubo Misturador
12 - Gicle de Marcha Lenta
25 - Borboleta
34 - Corpo do Carburador
35 - Agulha de Regulagem de marcha lenta
38 - Gicle Principal
40 - Bóia

Fotos reais do Carburador Solex B30 ZIC

Solex B 30 ZIC
Carburador do Ford Anglia 105e (antecessor do Escort)
São carburadores com mais de 60 anos de idade, não foi possível encontrá-lo em melhor estado. Mas, dá pra ter uma ideia, ele é parecido com o H30PIC.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Carburador DFV 446 Weber (4cc, 6cc e 8cc)

O Carburador DFV 446 funciona com duas bocas que se abrem ao mesmo tempo. É amado entre os donos de carros com 6 e 8 cilindros.
DFV 446 Weber

Lista das peças mais importantes

10 - Tampa do Carburador
23 - Gargulante Suplementar
28 - Pistão Injetor de combustível
32 - Válvula de Combustível
36 - Bóia
38 - Gargulantes de Marcha Lenta
42 - Tubos misturadores
43 - Gargulantes Principal
40 - Corpo do Carburador
47 - Base do Carburador
48 - Parafuso de regulagem da aceleração
51 - Agulhas de regulagem de marcha lenta
57 - Borboletas

As medidas dos Gicles (Gargulantes) marcha lenta, principal e suplementar são encontradas no site giclagem.com.br. A numeração varia conforme o carro, ano de fabricação, combustível e motorização.

Foto real do carburador DFV 446 Weber


Carros que utilizam o DFV 446

Número 446001 - Caminhões Dodge D-700 e D-400 e Caminhonete D-100.
Número 446002 - Dodge Dart com Transmissão Manual. Coupê e Sadan, SE,  Le Baron, Charger e Charger RT.
Número 446004 - Dodge Dart com Transmissão Automática.
Número 446005 - Caminhões Dodge D-700 exportados para a Bolívia.
Número 446006 - Dodge Dart com Transmissão Manual exportados para a Bolívia.
Número 446007 - Caminhões Dodge D-700 exportados para a Colômbia.
Número 446016 - Caminhão 160 Canavieiro, á Álcool da VW.
Número 446065 - Opara e Caravan 4cc e 6cc.
Número 446125 - Caminhão 6cc à Álcool da Mercedes Bens.

Curiosidade

O nome DFV é as iniciais do nome do seu fundador: Décio Fernandes de Vasconcellos, nascido em 1908 na cidade de Santos-SP.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Carburador H 40 DEIS Solex (Opala, Caravan, Rural, Pick-up F75 e Veraneio)

O carburador H-40-DEIS é uma variação do H-40-EIS, ambos da Solex. Segue esquema de peças:
As medidas dos Gicles de ar, marcha lenta e principal são encontradas no site www.giclagem.com.br. A numeração varia conforme o carro, ano de fabricação, combustível e motorização.

Foto real do carburador H40DEIS

H 40-DEIS à Álcool
Carros que utilizam o H 40 DIES: Opala, Caravan, Rural, Pick-up F75 e Veraneio.

Esquema de ligação das Mangueiras do Carburador Weber TLDZ (2E e 3E Brosol)

Umas das coisas que mais assusta quem desmonta um TLDZ é a quantidade de mangueiras existentes neste carburador. O TLDZ é um carburador avançado, tanto é que os últimos carros carburados fabricados no Brasil (com exceção da Kombi) o utiliza. Ele é fabricado pela Weber e é similar ao 2E e 3E, da Brosol. Segue esquema de ligação de cada mangueira:
Mangueiras do carburador TLDZ (similar ao 2E e 3E)
Nome da Mangueira / Conector Origem Destino
Mangueira de depressão – Entrada no dispositivo 2o estágio 1 17
Mangueira de depressão – Saída do conector "T" 2 4
Mangueira de aeração – Entrada da válvula corretora 3 5
Mangueira de depressão – Entrada da válvula corretora 4 2
Mangueira de aeração – Saída do conector "T" - lado com restrição 5 3
Mangueira de depressão – Saída do conector "T" 6 13
Mangueira de depressão – Saída do conector "T" - lado com restrição 7 15
Conector elétrico da válvula corretora 8 -
Mangueira de depressão/aeração – Saída da válvula corretora 9 14
Mangueira de aeração – Entrada do conector "T" 10 12
Mangueira de aeração – Saída do conector "T" 11 21
Mangueira de aeração – Tomada no carburador 12 10
Mangueira de depressão – Tomada no carburador 13 6
Mangueira de depressão/aeração – Entrada no conector "T" 14 9
Mangueira de depressão – Entrada no conector "T" 15 7
Mangueira de depressão/aeração – Saída no conector "T" 16 20
Mangueira de depressão – Tomada no carburador 17 1
Mangueira de depressão – Válvulas reguladoras dupla do filtro de ar 18 -
Mangueira de alimentação de combustível 19 -
Mangueira de depressão/aeração – Entrada no corretor de rotação 20 16
Mangueira de aeração - Entrada na câmara anterior do corretor da rotação 21 11
Conector elétrico do interruptor de marcha lenta 22 -
Fixação do cabo do interruptor de marcha lenta 23 -
Mangueira do respiro da cuba 24 -
Mangueira de depressão do desafogador – Tomada no carburador 25 28
Mangueira de depressão do distribuidor - Tomada no carburador 26 -
Mangueira de depressão da válvula do filtro de carvão ativado 27 -
Mangueira de depressão – Entrada do desafogador - lado c/ restrição 28 25
Mangueira de depressão – Saída do desafogador – Válvula termopneumática 29 -
Conector elétrico da válvula eletropneumática - 30 -
Duto de circulação de líquido de arrefecimento - 31 -

Seguindo este esquema de ligação de mangueiras será fácil dar manutenção neste carburador. A origem e o destino de cada mangueira são identificados na imagem acima.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Carburador CHT WEBER 460

O Carburador CHT, também conhecido com Weber 460, ainda está presente em vários carros em circulação no Brasil. Por este motivo, é fácil encontrar peças de reparo. É carburação dupla, ou seja, possui um segundo estágio, que se abre automaticamente em alta rotação. Os principais fabricantes de carro adotaram este carburador: GM, Volkswagen, FIAT e FORD.
A primeira aparição do CHT foi no Escort, em 1983.
O CHT equipa carros a gasolina e a álcool, neste caso o carburador possui um banho de cromo, para evitar a corrosão.
CHT 460 WEBER

Legenda das principais peças

01 - Tampa do Carburador
07 - Válvula da Bóia
12 - Gicle de marcha lenta do Primeiro estágio
13 - Gicle de marcha lenta do Segundo estágio
14 - Gicle de Ar do Primeiro estágio
15 - Gicle de Ar do Segundo estágio
16 - Tubo Misturador do Primeiro estágio
17 - Tubo Misturador do Segundo estágio
18 - Gicle Principal do Primeiro estágio
19 - Gicle Principal do Segundo estágio
20 - Bico Injetor
21 - Difusor do Primeiro estágio
22 - Boia
23 - Válvula de Máxima
25 - Corpo do Carburador
28 - Diafragma
32 - Agulha de regulagem de marcha lenta
40 - Difusor do Segundo estágio

As medidas dos Gicles de ar, marcha lenta e principal são encontradas no site www.giclagem.com.br. A numeração varia conforme o carro, ano de fabricação e motorização.

Foto real do carburador CHT 460

CHT à gasolina
CHT à Álcool - com banho de cromo
Carros que utilizam o CHT: Belina, Corcel II, Del Rey, Elba, Escort, Gol, Chevette, Logus, Marajó, Oggi, Pampa, Parati, Prêmio, Saveiro, Tempra, Uno, Verona e Voyage.

Qual o alvo do jato do bico injetor do carburador?

Regular corretamente o Alvo do Jato do bico injetor melhora a resposta do motor. É raro encontrar um mecânico profissional que se preocupa com isto, ocasionando em uma má avaliação do problema.
Há 9 Alvos possíveis:
  • Fresta
  • No Difusor
  • Raio de Entrada do Venturi
  • Na Parede próximo a Fresta
  • Sobre a Borboleta
  • Fim do Paralelo do Venturi
  • No Pino do Venturi
  • Paralelo do Venturi
  • Sobre a Borboleta Próximo ao Eixo

A informação do Alvo do Jato está disponível na tabela de regulagem do carburador. Utilize o site do GICLAGEM.COM.BR para consultar o Alvo correto do seu carburador.

Fresta

Este é o alvo mais comum configurado nos carburadores, pois tem o menor tempo de resposta do motor. Carros que utilizam alvo na Fresta: Fusca com carburador 30PIC.

No Difusor

Alvo No Difusor do carburador pulveriza o combustível.

Raio de Entrada do Venturi

Na Parede Próximo a Fresta

Sobre a Borboleta

Fim do Paralelo do Venturi

No Pino do Venturi

Paralelo do Venturi

Sobre a Borboleta Próximo ao Eixo

Dicas e Curiosidades

  • Para aumentar o volume de combustível injetado, no momento em que se pisa no acelerador, é necessário aumentar o número do Tubo Injetor, consequentemente aumentará o consumo do carro.
  • A má configuração do Alvo do Jato pode levar o dono do carro a trocar peças desnecessárias: Jogo de Vela, Cabos de Ignição, Carburador, etc. Ou, em no pior caso, achar que o motor está precisando de retificas.
  • Execute a regulagem do alvo com o bico injetor levemente encaixado e preferencialmente com o carburador fora do motor. Depois fixar o bico injetor definitivamente.
  • Consulte a melhor tabela de calibração de carburadores disponível: giclagem.com.br.

terça-feira, 1 de março de 2016

Carburador H 30 PIC Solex - Motores 1300, 1500 e 1600 da VW

O carburador H30PIC, fabricado pela SOLEX, é um dos mais comuns no Brasil. É muito simples dar manutenção, seguem detalhes com nomes das peças:

Legenda das principais peças

05 - Tampa do Carburador
17 - Válvula da Bóia
23 - Corpo e Base do Carburador
25 - Bico Injetor
27 - Borboleta
38 - Bóia
41 - Gicle Principal
43 - Gicle de Ar
44 - Gicle de marcha lenta
45 - Agulha de regulagem de marcha lenta
48 - Diafragma

As medidas dos Gicles de ar, marcha lenta e principal são encontradas no site giclagem.com.br. O número da agulha também. A numeração varia conforme o carro, ano de fabricação e motorização.
O Venture é fundido diretamente no corpo carburador, e tem medida de 24.

Foto Real do Carburador H-30-PIC

H30PIC carburação simples
Carros que utilizam o H30PIC: Geralmente carros com motorização 1300, 1500 e 1600, com carburação simples, da VolksWagen: Fusca, Kombi, Brasilia, Variante, TL, TC, Puma, Karmanguia.